Não faz mais sentido ter feminismo hoje em dia
Não faz mais sentido haver um movimento feminista igual se tem hoje em dia. Antigamente fazia total sentido, porque o feminismo começou num momento onde as mulheres não tinham direito a voto, trabalhar, opinar e nem de ter autonomia. Vieram a primeira e a segunda onda do feminismo dando direito às mulheres de votar, trabalhar e de ter autonomia e direitos iguais aos homens.
A questão é que as "feministas" conquistaram tantas coisas que agora elas não sabem mais o que fazer diante de tantas conquistas e começaram a inventar. Desde a terceira onda, onde os direitos já começaram a se igualar com uma ou outra diferença, aos poucos foi surgindo um discurso apelativo de que homens e mulheres são iguais, e que todas as diferenças são culturais. O ponto é que esse discurso anula totalmente tudo o que o feminismo já conquistou, porque, se homens e mulheres são iguais, qual o sentido de haver a Lei Maria da Penha, por exemplo? "A mulher que se defenda sozinha", não é? E pra que haver cavalheirismo? "Ela que se vire", não? Ela não é independente? Pra quê ajudar uma mulher com algo se ela é "independente"? Mas experimenta agir assim com a tua namorada/esposa pra ver se ela não broxa completamente.
Esse discurso tá sendo ruim para as próprias mulheres, porque eu, como homem, perco cada dia mais o respeito por uma feminista com essa mentalidade da "quarta onda". O feminismo foi um movimento, ou seja, um processo. Um processo deixa de existir a partir do momento que ele se conclui. O que me parece é que as feministas da "quarta onda" querem manter o movimento mesmo já tendo direitos o suficiente (com pequenas exceções que não parecem ser o foco delas) e, por não saber do que correr atrás, começaram a inventar coisas que vão contra tudo o que as antigas feministas já conquistaram, tirando o sentido de haver um movimento feminista hoje em dia.